• Programa de Estágio

Histórico

1862 - D. Pedro ll promulga a Lei Imperial nº 1157 que oficializa, em todo o território nacional, a utilização do sistema métrico decimal francês.

1961 -
 É criado, no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), vinculado ao Ministério da Industria e Comercio.

1967 - Até essa data, as balanças das feiras livres de Salvador eram fiscalizadas pelo Departamento de Pesos e Medidas da Prefeitura.

1968 - Criação do Instituto de Pesos e Medidas da Bahia (IPEMBA), vinculado a antiga Secretaria da Industria e Comercio, hoje chamada Secretária de Desenvolvimento Econômico (SDE), com instalações provisórias no bairro do Monte Serrat, em Salvador.

1972 -
 O IPEMBA muda-se para instalações próprias no Centro Industrial de Aratú (CIA) e começa a expandir suas atividades para cobrir os 417 municípios da Bahia, por meio de oito Agencias Regionais que vieram progressivamente a ser implantadas no interior do estado.

1973 - É criado o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industial  (INMETRO), que herda o patrimônio técnico e institucional do INPM e expande suas atividades para todo o Brasil através dos órgãos-delegados estaduais (os IPEMs), que passam a constituir a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ).

1994 - É Implantado o Laboratório de Massa no IPEMBA (CIA), e credenciado junto a Rede Brasileira de Calibração (RBC). À época, esse laboratório foi o segundo a ser credenciado, no Brasil na grandeza Massa, após o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT - SP), e representou para o Órgão a primeira atividade extraconvênio.

1996 - É criado o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), autarquia estadual vinculada a SICM, hoje SDE, que sucede o IPEMBA, estendendo suas atividades de Órgão de Estado (convênio Inmetro: verificação metrológica e de conformidade), para atividades de Órgão de Governo (extraconvênio: calibração, certificação, educação para o consumo).

1998/99 -
 Elaboração do primeiro plano estratégico, regionalização das atividades, desvinculação dos estados de Sergipe e Alagoas, implantação do Disque Ibametro, implantação do laboratório de pré-medidos e inicio da utilização de nova tecnologia na verificação de taxímetro.  

2000 - Inicio dos seguintes serviços: orientação e educação para o consumo (Ibametro no shopping, na praça e verão), certificação ISO 9000 e informatização dos processos.

2001 - Implantado o organismo de certificação de produtos, arqueação de tanques, ampliação do escopo de serviços do laboratório de massa e lançamento do portal da qualidade.

2002 - Avaliação da conformidade de frutas, utilização da computação móvel para as atividades de fiscalização e candidatura ao prêmio de gestão da qualidade.

2003/07 - Qualificação de produtos, organismo de certificação de sistemas, início das atividades do laboratório de verificação de etilômetros e de ações como: 
promotor das exportações de produtos brasileiros, do processo de qualificação das empresas públicas e do processo de qualificação das micro e pequenas empresas (Competebahia).
Recomendar esta página via e-mail: