• Programa de Estágio

Taxímetro

Para fazer um agendamento de táxi clique aqui

Definição:
É um instrumento regulamentado pelo INMETRO destinado a medir distância percorrida e tempo decorrido conforme Portaria 201/02 do INMETRO. O taxímetro deve ser instalado em veículo automotivo com autorização do órgão metrológico - IBAMETRO, após liberação de alvará pelo órgão executivo municipal, sendo verificado anualmente. O serviço de taxímetro é o método mais confiável de medição tanto para o passageiro como para o taxista. Os valores das tarifas e horário de utilização das bandeiras 1 e 2 são decretadas pelo órgão municipal. As alterações e conserto são utilizados por oficinas autorizadas e fiscalizadas pelo órgão delegado - IBAMETRO. Os instrumentos que passarem por manutenção são obrigados a passarem por novas verificações. Em caso de dúvidas, ligar para (71) 3232-0224 ou e-mail: sacempresarial@ibametro.ba.gov.br

Dicas:
- Os taxímetros devem ser instalado em posição que seja visível aos passageiros.
- Nos taxímetros devem constar a MARCA DE VERIFICAÇÃO SUBSEQUENTE do INMETRO, indicando que o instrumento passou por verificação e foi aprovado.
- Os dígitos do display devem estar intactos
- Ao ligar o taxímetro, aparece o valor da tarifa inicial conhecida como BANDEIRADA. Após a partida na BANDEIRA 1, o taxímetro começa somar fração por fração até o fim do percurso e vai indicar o valor total a pagar.
- O uso das BANDEIRAS 1 e 2 devem obedecer às instruções previstas em decretos municipais.
Para denunciar, ligue para a ouvidoria do órgão pelo número 0800 071 1888
 

Ilustração
Recomendar esta página via e-mail: