• Programa de Estágio

Esfigmomanômetros

A importância da verificação

O esfigmomanômetro é o aparelho destinado a medir a pressão arterial, um dos sinais vitais do ser humano. Conhecido também como tensiômetro, esse instrumento tem uma enorme importância na elaboração dos diagnósticos médicos. É baseado nesse aparelho que os profissionais da área de saúde obtêm a medição da pressão arterial. Um esfigmomanômetro inexato pode levar a preocupantes laudos médicos: o tratamento como hipertenso de um paciente que na verdade não o é, ou, um paciente normotenso tratado como hipotenso.

Aqui na Bahia, a verificação do esfigmomanômetro é feita pelo IBAMETRO - Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade, na própria sede ou no local de uso, onde nesse caso deve ser agendado pelo telefone (71) 3116-3057 ou e-mail jefferson.doria@ibametro.ba.gov.br. O IBAMETRO opera com uma rede de nove agências regionais, localizadas nas cidades de Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista e Salvador. A sede fica na Rua Minas Gerais, nº 403, Ed. Luciano Santos, Pituba, Salvador. O atendimento pode ser realizado das 8h às 17h.

Verificações

As verificações são compulsórias e realizadas anualmente ou após reparo. O IBAMETRO realiza verificações em esfigmomanômetros mecânicos e digitais.

O regulamento técnico, anexo à Portaria INMETRO 153/2005 estabelece as condições a que devem satisfazer os esfigmomanômetros mecânicos, de medição não-invasiva, que se destinem a medir a pressão arterial humana.

O regulamento técnico anexo à Portaria INMETRO 096/2008 estabelece as condições técnicas e metrológicas essenciais a que devem atender os esfigmomanômetros eletrônicos digitais de medição não-invasiva, que se destinem a medir a pressão arterial humana no braço, no punho ou coxa.

No momento só a Regional de Salvador está fazendo a verificação de esfigmomanômetro eletrônico digital.


Ilustração             Ilustração
Recomendar esta página via e-mail: