• App Ibametro

Notícias

10/11/2021 16:00

Ibametro realiza primeira verificação de equipamento de grãos da Bahia

.

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade - Ibametro, realizou na última quarta-feira (10) a primeira verificação na Bahia de equipamentos responsáveis por fazer a medição da umidade em grãos.

Após implementação do novo laboratório de grãos e treinamento de capacitação foi iniciado o processo de verificações desses equipamentos na Bahia.

Ao total foram fiscalizados três equipamentos da fabricante GEHKA - Série G810, pertencentes à Companhia Nacional de Abastecimento - Conab.

A Conab é uma companhia ligada ao Ministério da Agricultura, responsável pela avaliação de safra, suporte na agricultura familiar, distribuição de cestas básicas, armazenagem de grãos, dentre outros.

Essa ação foi fruto da parceria entre o Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia, e a Conab, ocorrendo de forma conjunta, visando a certificação da confiabilidade destes equipamentos.

De acordo com o Superintendente Regional da Conab, Emanuel Carneiro, essa ação conjunta é de extrema importância para ambas as partes. “Essa ação é fruto de uma parceria para atender a uma demanda necessária, pois é muito importante garantir que o equipamento está funcionando da maneira correta” afirmou.

Ainda de acordo com Superintendente, o grão possui uma tabela de avaliação de umidade, permitindo ou não o armazenamento. “Se armazenar com maior umidade perde o produto, essa verificação não da apenas segurança a nós, mas também ao produtor e aos consumidores no produto final” concluiu.

Para o Diretor-Geral do Ibametro, Thales Dourado, esse é um importante passo para atender a uma demanda reprimida. “Essa demanda existia e tinha dificuldades para ser atendida, hoje possuímos um laboratório completo construído em parceria com o Inmetro e empresas privadas, profissionais capacitados, tudo isso para atender e dar segurança a um mercado que está em constante crescimento”.

De acordo com a equipe técnica todos os equipamentos estavam em conformidade e seguirão para as unidades armazenadoras de grãos da Conab, em Irecê, Itaberaba e Ribeira do pombal.

Acesse o álbum de fotos clicando aqui.

Fonte: Ascom - Ibametro

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.