• App Ibametro

05/07/2021 11:18

Ibametro convoca taxistas de Candeias para verificação de taxímetro

.

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), iniciará na segunda-feira, dia 12 de Julho a verificação anual de taxímetros da frota de veículos-táxi do município Candeias.

As datas disponíveis para atendimento vão dos dias 12/07/21 a 16/07/06/21, 19/07/21 a 23/07/21 e 26/07/21 a 30/07/21 no horário de 8h às 12h.

Vale lembras que o serviço deve ser agendado pelo site – Os taxistas devem programar a data para a realização do serviço, via portal do Ibametro: www.ibametro.ba.gov.br, ícone PSIE – Portal de serviços do Inmetro nos Estados. O próprio site dá acesso ao boleto, que deve ser impresso para pagamento. Só depois dessa etapa, o condutor se dirige à unidade do Ibametro, no seguinte endereço: Prédio da SMTT - Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Candeias, localizado na rua Niterói, nº 40, bairro Pitanga.

A verificação metrológica tem caráter obrigatório, conforme a Portaria do Inmetro nº 201/2002. O motorista que não comparecer deverá justificar a ausência junto ao Ibametro.

O taxímetro permite o controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. Com o serviço de verificação, o Ibametro cumpre a sua missão de promover o equilíbrio na relação de consumo.

Na ocasião, o taxista deverá apresentar como documentação:

• O último certificado de verificação do taxímetro

• Licenciamento do veículo atualizado

• Vistoria aprovada da prefeitura

• O selo do gás natural veicular, no caso da utilização desse tipo de combustível.

Denúncia: Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em taxímetros, deve denunciar para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888, informando o número do alvará de veículo.