• App Ibametro

Notícias

17/05/2021 09:00

Ibametro iniciará verificação de grãos comercializados em unidade de peso

.O Instituto Baiano De Metrologia e Qualidade (Ibametro), apresentou ao corpo técnico de metrologistas no último dia 13/05 (quinta-feira), o equipamento de verificação que vai compor o laboratório de grãos responsável por realizar as aferições na Bahia.


Os grãos, assim como outros produtos agrícolas, são comercializados em unidade de peso, com isso, a quantidade de umidade presente no grão pode afetar o seu peso e consequentemente o seu valor comercial. Assim, é de fundamental importância conhecer o teor de umidade dos grãos em cada uma das etapas do processo produtivo: desde a colheita, secagem, armazenamento, comercialização e industrialização.

 

De acordo com o diretor-geral do órgão, Thales Moitinho, essas medidas visam garantir relações comerciais mais justas. “Seja pela confiabilidade do produtor quanto para a segurança do consumidor, verificar a comercialização de grãos é de fundamental importância para a garantia da qualidade dos produtos do segmento agrícola, bem como a forma de avaliar comercialmente grãos como: feijão, arroz, café, milho e soja”, afirmou.

 

A safra de grãos da Bahia nos períodos de 2019/2020 chegaram a 10,1 milhões de toneladas, de acordo com a pesquisa realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB. Devido a sua relevância, os medidores de umidade de grãos utilizados no país foram regulamentados através da portaria INMETRO nº402/13 que estabelece os requisitos para a fabricação, comercialização e utilização deste instrumento, além da portaria INMETRO nº104/19 que estabelece a retirada de uso de alguns modelos de medidores de umidade de grãos.

 

As verificações terão início no segundo semestre de 2021, ao fim do treinamento dos técnicos metrologistas e com a inauguração do laboratório. Caberá ao Ibametro o controle metrológico legal dos medidores de umidade de grãos utilizados na Bahia, através da realização da verificação periódica e fiscalizações, fomentando assim mais transparência e segurança nas relações comerciais com grãos. Mais uma garantia da determinação da umidade correta em toda a cadeia de comercialização, que compreende agricultor, cooperativas, importações, exportações e consumidor final, a fiscalização não tem a finalidade de prejudicar nenhuma das partes, mas fortalecer ainda mais os valores de confiabilidade e transparência entre os envolvidos.

Fonte: Ascom - Ibametro

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.