• App Ibametro

Notícias

19/03/2021 12:10

Ibametro realiza Operação Páscoa e registra 50% de reprovação nos pescados

.O Ibametro, órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), concluiu na tarde de hoje (19) o resultado da Operação Páscoa, realizada em toda Bahia.

A ação, que neste ano precisou contar com critérios especiais por conta da pandemia, focou nos produtos de principal consumo sazonal nesta época do ano, entre eles: os pescados e os ovos de páscoa.


Ao total, foram fiscalizados mais de 20 estabelecimentos comerciais, entre supermercados e mercadinhos, na primeira quinzena de março.


Os produtos foram coletados e analisados nos laboratórios metrológicos da autarquia na presença de um representante comercial da empresa. Vale lembrar que todas as medidas de segurança foram tomadas para preservar a saúde dos envolvidos no processo de verificação.


Compete ao Ibametro verificar se o conteúdo estava de acordo com o indicado na embalagem. No item pescados, a reprovação atingiu 50%, considerando os 10 tipos de produtos examinados. Já o item ovos da páscoa não teve nenhuma reprovação entre os 24 tipos de produtos averiguados.

Embora a fiscalização desses produtos seja constante, a operação especial acontece em virtude do aumento das vendas dos itens do cardápio da Semana Santa.

Ao desconfiar de irregularidades, o consumidor deve denunciar a ouvidoria do Ibametro pelo 0800-0711888.

Os estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades têm até dez dias para apresentar defesa ao Ibametro. Eles estão sujeitos a multas que podem chegar a R$1,5 milhão, conforme critérios como reincidência e porte do estabelecimento.

Fonte: Ascom - Ibametro

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.