• App Ibametro

Notícias

19/01/2021 12:20

Em 'Operação Natal', Ibametro reprova 28% dos produtos

.

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) divulga resultado da Operação Natal, realizada de 01 a 20/12, na capital e interior do Estado. O total de 230 produtos foram fiscalizados, nos aspectos quantitativos - para verificar se o peso corresponde ao indicado no rótulo, já descontado o peso da embalagem - e o aspecto formal - se o rótulo do produto está conforme regulamentação do Inmetro.

 

Dos 230 produtos fiscalizados 28% foram reprovados por estarem com peso abaixo do indicado na embalagem ou por não apresentarem informação relativa à quantidade no rótulo do produto.

 

Entre os produtos reprovados estão: queijos, peru, chester, lombo, passas, ameixas, nozes, frutas cristalizadas, uva passas, rosca natalina, entre outros, sendo a característica principal dos mais irregulares os que foram embalados pelo próprio estabelecimento comercial.

 

Vale lembrar que o consumidor deve ficar atento se o peso da embalagem foi descontado do peso total do produto.

 

Durante a Operação, foram recolhidas amostras para exames em laboratório, onde estas sofreram análises para checagem se o conteúdo do produto (peso real) estava condizente com o informado na embalagem.

 

De acordo com o diretor-geral do Ibametro Thales Moitinho, “o objetivo da operação foi intensificar a fiscalização de produtos comprados nessa época do ano, para proteger o consumidor”. O Ibametro é o órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), sendo responsável pela aplicação da política metrológica no território baiano.

 

Penalidades - Os estabelecimentos comerciais autuados serão submetidos a processo administrativo, com pena de multa de até R$ 1,5 milhão. O valor da multa depende de alguns fatores, como o tipo de irregularidade encontrada na fiscalização e a reincidência no erro, o que agrava a situação do estabelecimento. A empresa tem um prazo de dez dias para apresentar a defesa.

 

Denúncias: Em caso de produtos suspeitos, o consumidor pode denunciar à Ouvidoria do Ibametro pelo WhatsApp (71) 99704-2587 ou 0800 071 1888. Além do aplicativo oficial do Ibametro disponível para android e iOs.

Fonte: Ascom - Ibametro

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.