• App Ibametro

Notícias

10/02/2020 08:00

Ibametro inicia a 'Operação Carnaval'

carnaval

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), inicia nesta segunda-feira (10) a ‘operação carnaval’, que segue até o dia 14 de fevereiro.

Além das fiscalizações cotidianas, o órgão reforça sua atuação em datas festivas com operações especiais para garantir a segurança do consumidor.

“Mesmo nesse período de descontração, é importante seguir essas dicas do Inmetro para que se possa aproveitar a festa ou viagem em segurança”, destaca o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Confira a seguir, algumas dicas do Inmetro para curtir o carnaval com segurança:


Segurança em casa e em viagens:

Nessa época do ano muitas pessoas viajam e se hospedam em casas, que costumam abrigar mais pessoas do que em dias comuns, ou pousadas. Por isso, é importante ter certos cuidados para evitar acidentes.

- Evite ligar muitos aparelhos na mesma tomada, mesmo com adaptadores e benjamins, principalmente na ausência do padrão brasileiro de plugues e tomadas. Há risco de choques elétricos, curto-circuito e até incêndios.

- Crianças não devem ficar próximas aos fogões e deve-se tomar cuidado com panelas que não tenham superfície plana, que correm risco de escorregar e cair, provocando queimaduras.

- Cuidado com o tombamento de móveis e eletrodomésticos! É um acidente muito comum com crianças. Verifique se estão fixos na parede ou no chão os móveis que correm o risco de tombar, como estantes e cômodas; observe se a TV está sobre um móvel robusto e estável, adequado para suportar seu tamanho; TVs de tela plana devem ser afixadas diretamente na parede, num painel ou num móvel, conforme instruções do fabricante para garantir que elas estejam presas de forma segura.


Fantasias e adereços

- As fantasias devem obrigatoriamente ostentar a etiqueta têxtil, pois nela constam: as informações sobre a composição do tecido, importantes para que sejam evitadas reações alérgicas; dados sobre origem do produto e identificação do fabricante; e cuidados necessários na lavagem e conservação do tecido.

- Nas fantasias infantis, evite: cordões fixos ou ajustáveis, pois eles podem prender em objetos e sufocar a criança; botões pequenos, lantejoulas e adesivos, que podem ser engolidos e causar engasgamento; zíperes sem proteção, que podem prender a pele; velcros que podem cortar a pele.

- Muitas fantasias infantis vêm com máscaras ou com acessórios. Os acessórios de fantasia são classificados como brinquedo e, portanto, devem apresentar o selo do Inmetro. Máscaras, por exemplo, podem causar asfixia e outros brinquedos podem ter peças pequenas que podem ser engolidas. Assim, verifique a faixa etária, descrita na embalagem do produto, e lembre-se sempre de procurar o selo do Inmetro na embalagem.

- Acessórios de modas e joias de fantasias (tiara de princesa, colares, tornozeleiras, chapéu, bigode, espada, óculos) são classificados como brinquedo e, portanto, devem apresentar o selo do Inmetro. Assim, verifique a faixa etária, descrita na embalagem do produto e a presença do selo.

Preservativos:

Os preservativos são regulamentados pela Anvisa. O Inmetro é responsável pelas regras do programa de certificação. Antes de comprar, verifique:

- A marca do Inmetro e do organismo de certificação, assim como a data de validade e instruções de uso.

- Se o preservativo é vendido em pacotes com uma unidade ou várias, mas nunca de forma avulsa, o que é autorizado apenas em campanhas do Ministério da Saúde.

Fique ligado:

Em caso de acidentes de consumo envolvendo fantasias ou qualquer outro produto ou serviço, faça o relato no Site do Ibametro, link Relate o seu Acidentes de Consumo (http://www.ibametro.ba.gov.br).

 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.