Notícias
24/07/2019 15:16
Laboratório Metrológico de Massa do Ibametro completa 25 anos.

Responsável por realizar testes, atividades de calibração em pesos padrão, peças diversas e balanças, o laboratório tem papel fundamental na realização de serviços de relevante impacto para a população, empresas baianas, Agências Regionais do Ibametro e órgãos delegados do Inmetro.
Ainda no mês de abril de 2019, o LMM passou por reavaliação obrigatória para a renovação da concessão de acreditação feita pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), apresentando resultados satisfatórios, de acordo com o parecer do auditor do Inmetro, dando seguimento ao trabalho de excelência que vem realizando no atendimento ao comércio, indústria e à população
Certificado de Acreditação
- A acreditação dá respaldo ao Laboratório para fazer calibração de instrumentos; análise crítica de certificados; verificação de processos; suporte à elaboração de procedimentos e treinamento de pessoal, entre outras ações. Desta forma, os instrumentos e padrões utilizados pelo órgão, como pesos e balanças, são calibrados, periodicamente, visando uma prestação de serviço de qualidade à sociedade baiana. Essa facilidade reduz custos de operação também para o Ibametro. Outros órgãos delegados do Inmetro e empresas situadas nas regiões Norte e Nordeste também se beneficiam do LMM pela proximidade geográfica.
Histórico:
-
O LMM, no ano de 1994, foi o primeiro Laboratório na Grandeza de Massa no Norte e Nordeste e o segundo no Brasil a ser credenciado junto a Rede Brasileira de Calibração (RBC), em conformidade com o ISO GUIDE 25.
-
Teve a Acreditação inicial – Em 17 de fevereiro de 1997, em conformidade com a Norma ISO IEC 17025, tendo-a conservado até a atualidade.
-
Foi totalmente reformado e reinaugurado, juntamente com outros Laboratórios, em 20 de março de 2018.
-
Oferta serviços de calibração de pesos-padrão, peças diversas e balanças, notadamente para o parque industrial baiano, bem como atende a demandas internas do Ibametro e dos demais órgãos delegados do Inmetro no país.
Fonte: Ascom - Ibametro