• App Ibametro

Notícias

24/07/2019 15:16

Laboratório Metrológico de Massa do Ibametro completa 25 anos.

23132 O Laboratório Metrológico de Massa (LMM), que compõe o Parque de Laboratórios Metrológicos do Ibametro em sua unidade do CIA, completa 25 anos de atividades ininterruptas em 2019.

Responsável por realizar testes, atividades de calibração em pesos padrão, peças diversas e balanças, o laboratório tem papel fundamental na realização de serviços de relevante impacto para a população, empresas baianas, Agências Regionais do Ibametro e órgãos delegados do Inmetro.

Ainda no mês de abril de 2019, o LMM passou por reavaliação obrigatória para a renovação da concessão de acreditação feita pela Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), apresentando resultados satisfatórios, de acordo com o parecer do auditor do Inmetro, dando seguimento ao trabalho de excelência que vem realizando no atendimento ao comércio, indústria e à população

Sob a coordenação da Diretoria de Desenvolvimento Empresarial (DDE), composta pelo diretor Yann Andrade Fernandes, pelo coordenador de Metrologia Científico Industrial e Gerente da Qualidade, Reginaldo Alves dos Santos, pelo Gerente Técnico Marcio Alves Fernandes, pelos Metrologistas Antônio Neto Santos, Eduardo José Requião Saldanha e demais membros da equipe.


Certificado de Acreditação

  • A acreditação dá respaldo ao Laboratório para fazer calibração de instrumentos; análise crítica de certificados; verificação de processos; suporte à elaboração de procedimentos e treinamento de pessoal, entre outras ações. Desta forma, os instrumentos e padrões utilizados pelo órgão, como pesos e balanças, são calibrados, periodicamente, visando uma prestação de serviço de qualidade à sociedade baiana. Essa facilidade reduz custos de operação também para o Ibametro. Outros órgãos delegados do Inmetro e empresas situadas nas regiões Norte e Nordeste também se beneficiam do LMM pela proximidade geográfica.

Histórico:

  • O LMM, no ano de 1994, foi o primeiro Laboratório na Grandeza de Massa no Norte e Nordeste e o segundo no Brasil a ser credenciado junto a Rede Brasileira de Calibração (RBC), em conformidade com o ISO GUIDE 25.

  • Teve a Acreditação inicial – Em 17 de fevereiro de 1997, em conformidade com a Norma ISO IEC 17025, tendo-a conservado até a atualidade.

  •  Foi totalmente reformado e reinaugurado, juntamente com outros Laboratórios, em 20 de março de 2018.

  • Oferta serviços de calibração de pesos-padrão, peças diversas e balanças, notadamente para o parque industrial baiano, bem como atende a demandas internas do Ibametro e dos demais órgãos delegados do Inmetro no país.

Fonte: Ascom - Ibametro

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.