24/03/2018 10:31

Ibametro integra a operação carga pesada nas rodovias estaduais

O foco do Instituto é a fiscalização do cronotácografo, instrumento de medição obrigatório para veículos de carga (com peso bruto acima de 4.536 quilos e com mais de 10 lugares), tais como caminhões e ônibus. Ele registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo veículo durante o deslocamento, sendo fundamental para averiguar o comportamento do motorista em casos de acidentes.
Deflagrada nesta sexta-feira (23), o objetivo da operação é combater os transportes irregulares de drogas, armas, passageiros, além da fiscalização dos documentos necessários do motorista, do veículo e do material transportado.
A ação conjunta envolve as secretarias estaduais da Segurança Pública, Infraestrutura, Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Agência Nacional de Transportes Terrestres. A primeira edição foi realizada na BA-524, próximo ao Polo Petroquímico de Camaçari.
Idealizada pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), a operação contou com apoio da Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Choque, do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba), do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e fiscais da ANTT.
“Nosso principal intuito é agregar a maior quantidade de instituições na nossa rotina de blitze e abordagens. Sabemos que pelas estradas transitam cargas irregulares, criminosos com mandados de prisões em aberto, além de motoristas sem documentação obrigatória”, contou o comandante do BPRv, tenente-coronel Sérgio Freire.
O oficial acrescentou que a operação integrada será realizada semanalmente, em locais e horários diversificados, em todo o estado.
Fonte: Secom - Ba

Fonte: Secom - BA