• Orçamento de Veículos

Notícias

16/03/2018 14:20

Ibametro amplia a oferta de serviços ao parque industrial baiano

Na próxima terça-feira, dia 20, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e órgão delegado do Inmetro na Bahia, entrega à população baiana dois empreendimentos instalados na sede do Centro Industrial de Aratu (CIA): novo parque de laboratórios metrológicos e parque de verificação de caminhões-tanque, com capacidade duplicada. Participam do ato de inauguração o governador Rui Costa, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner e o presidente do Inmetro, Carlos Azevedo.

Na ocasião, a comitiva, que inclui secretários de Estado, além lideranças políticas, sociais e empresariais, irá percorrer, juntamente com o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, as instalações da unidade para conhecer de perto as atividades em funcionamento.

Frutos de um investimento de aproximadamente R$2,5 milhões, os parques visam atender não só empresas baianas, notadamente indústrias, como também das regiões norte, nordeste e até mesmo sul e sudeste do país. Como resultado, o Ibametro passa a desempenhar um papel ainda mais expressivo na economia do Estado.

“O Ibametro é o braço do Inmetro na Bahia, na área de regulação de mercado no tocante à Metrologia Legal. Com a ampliação da oferta dos serviços, a população ganha duplamente: nossas empresas conseguem fazer os serviços em seu próprio Estado e em condições comerciais acessíveis e, por outro lado, o impacto tende a ser positivo sobre seus produtos finais para os consumidores baianos”, destacou o governador Rui Costa.

Parque de Laboratórios Metrológicos - Batizado de MetroLab, o novo parque inclui os seguintes laboratórios: Grandes Massas, Pressão, Grandezas Geométricas, Grandezas Elétricas e Etilômetro, além do Laboratório de Massa, acreditado há 20 anos. “Os nossos laboratórios possuem competência e capacidade para realizar tarefas específicas e garantir a produção de resultados confiáveis e rastreáveis, o que é fundamental na metrologia científica e industrial”, detalha o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Verificação Volumétrica de Caminhões Tanque – Foi totalmente reestruturado o setor que realiza o serviço, tendo a sua capacidade de produção dobrada. O objetivo desse tipo de verificação é assegurar a confiabilidade metrológica nas medições de tanques de caminhões rodoviários que transportam líquidos com finalidade comercial, a exemplo de gasolina e óleo diesel. Estes veículos dependem de regulação de mercado, e devem passar por verificação, de caráter compulsória, a cada dois anos.

Contatos: Jornalista Responsável: Cecília Mascarenhas DRT-BA 1761
Tel: (71) 3116.3183/ 9 9163-1233 (Whats)

Fonte: Ascom - Ibametro

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.