• Programa de Estágio

Notícias

06/12/2017 13:30

Ouvidoria Geral do Estado recebe certificação ISO 9001 concedida pelo Ibametro


Nesta quarta-feira (6), a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE), vinculada à Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom), comemora 15 anos de atuação como canal de comunicação entre o cidadão e o Governo do Estado. No evento, a OGE recebeu a Certificação NBR ISO 9001, concedida pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), que é Organismo Certificador de Sistemas de Gestão da Qualidade (OCS), acreditado pelo Inmetro. A Certificação ocorreu após ampla ouvidoria realizada nos serviços da OGE.

O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação do Estado (Sec), situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A ISO 9001 é uma norma que padroniza sistemas de gestão de qualidade dos serviços públicos ou privados e indica que a organização executa boas práticas de gestão, ou seja, promove a melhoria contínua de todos os seus processos buscando a eficiência operacional e a qualidade dos serviços.

A solenidade foi presidida pelo ouvidor geral do estado José Maria Dutra e contou com a participação da Rede de Ouvidorias Especializadas do Estado, formada por 288 ouvidores, representantes da Lei de Acesso à Informação (LAI) e além de outras autoridades. Para o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, “a certificação é mais do que uma padronização, é uma demonstração do avanço na qualidade do atendimento prestado ao público, proporcionando mais qualificação para os servidores e facilitando a vida do cidadão”.

Qualidade acessível às instituições baianas

Organismo Certificador de Sistemas de Gestão da Qualidade (OCS), acreditado pelo Inmetro, o Ibametro está contribuindo com o Governo do Estado na área de certificação das suas instituições. Como autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), esta é uma das ações do Ibametro viando o fortalecimento da economia baiana.

A qualidade implantada nos sistemas de gestão de organizações públicas e privadas possibilita a racionalização dos processos e a padronização nos procedimentos internos, entre outros ganhos. “Dispomos de um serviço de certificação em nível de excelência, com equipe treinada pelo Inmetro. O serviço está disponível também para empresas privadas. E o melhor: oferecemos condições especiais na área de certificação de produtos e sistemas de gestão para as empresas baianas”, destaca Randerson Leal.

Contatos com o setor de certificação do Ibametro pode ser feito pelo e-mail certifica@ibametro.ba.gov.br ou telefone (71) 3594-3071.

Fonte: Ibametro e Ouvidoria Geral do Estado

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.