• Programa de Estágio

Notícias

16/08/2017 17:26

Táxis de Salvador devem comparecer à Getax para verificação anual obrigatória do taxímetro

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) convoca os proprietários de táxis de Salvador a comparecerem a Getax (avenida Vale dos Barris, s/n) para a verificação anual obrigatória do taxímetro. A frota de táxi de salvador tem aproximadamente 7,3 mil veículos.

O serviço será realizado a partir da próxima segunda-feira, 14/08, até 05 de dezembro, no horário de 7h30 às 11h30 e de 13h às 16h30, conforme tabela divulgada no Diário Oficial do Estado. A tabela estabelece a data de comparecimento de cada veículo à Getax, tendo como base o seu número do alvará.

Atendimento só mediante agendamento – “Antes de se dirigir à Getax, os proprietários de táxis devem agendar horário de atendimento, conforme a sua conveniência. Tal procedimento visa garantir que todos sejam atendidos de modo organizado e com agilidade”, explica o diretor-geral do Ibametro Randerson Leal. O agendamento é feito via portal do Ibametro: www.ibametro.ba.gov.br, ícone PSIE – Portal de serviços do Inmetro nos Estados.

O funcionamento correto do taxímetro permite o controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. Desta forma, o Ibametro cumpre a sua missão de regulação de mercado, promovendo o equilíbrio na relação de consumo.

Verificação de taxímetro em Candeias - Vale ressaltar que o mesmo procedimento está sendo realizado pelo Ibametro com a frota de taxímetros do município de Candeias. Neste caso, o período vai de 21 de agosto a 05 de setembro, e aproximadamente 450 veículos deverão ser verificados. O procedimento é o mesmo: agendamento via portal do Ibametro. O local para comparecimento é a rua Niterói, n 40, bairro Pitanga. Ponto de referência: academia Thalinton.

Documentação necessária - O Ibametro ressalta que os taxistas deverão apresentar o último certificado de verificação do taxímetro e o selo de gás natural veicular, que deverá estar devidamente preenchido. O não cumprimento ou falta de justificativa até a data marcada, causará em aplicação de penalidades previstas na legislação em vigor.

O Ibametro ressalta que os taxistas deverão apresentar o último certificado de verificação do taxímetro, GRU quitada e o selo de gás natural veicular, que deverá estar devidamente preenchido, para os que utilizam esse tipo de combustível.

Importante: o não cumprimento ou falta de justificativa até a data marcada, causará em aplicação de penalidades previstas na legislação em vigor. Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em veículos táxis, deve denunciar ao Disque Ibametro pelo telefone 0800-0711888.

Ascom Ibametro

Fonte: Ascom - Ibametro

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.