• Programa de Estágio

Notícias

21/07/2017 10:50

IBAMETRO PEDE A COLABORAÇÃO DO EMPRESARIADO PARA FORTALECER O CONSUMO SEGURO

Abase

A importância de comercializar produtos seguros para a redução dos acidentes de consumo. Este foi o tema da conferência do diretor-geral do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), o advogado Randerson Leal, na oitava edição da SUPERBAHIA 2017 - Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores. O evento aconteceu nesta quinta-feira, dia 20, na Itaipava Arena Fonte Nova. Acidente de consumo é o acidente provocado com um produto ou serviço inseguro, ou seja, que expõe o consumidor a um risco ou lesão a sua saúde.

“Peço a colaboração do empresariado para um rigor maior sobre os produtos à venda. A sociedade precisa se unir para que haja redução de acidentes de consumo. Lamentavelmente, entre os itens que mais causam acidentes hoje no Brasil estão os brinquedos, vitimando as nossas crianças”, destacou o gestor. Todo brinquedo comercializado no Brasil, nacional ou importado, deve ostentar o selo do Inmetro, atestado de que é seguro para a criança, conforme a faixa etária indicada na embalagem.

Saiba Mais: Como órgão delegado do Inmetro na Bahia, e coordenador da Rede de Consumo Seguro - Bahia, o Ibametro acompanha de perto a questão dos acidentes de consumo no estado. A Bahia ocupa o terceiro lugar, no país, em registros de consumidores que sofreram algum tipo de acidente ao utilizar um produto ou serviço, com 7% dos casos denunciados ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).

No balanço do ano 2016, o estado perde apenas para São Paulo (31%) e Rio de Janeiro (19%), respectivamente, primeiro e segundo lugar no ranking nacional de acidentes de consumo.

Sobre o evento: A SUPERBAHIA 2017 é promovida pela Associação Baiana de Supermercados (Abase) em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper), reunindo representantes do comercio varejista de todo o país.

Fonte: Ascom - Ibametro

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.