11/04/2017 13:15

Ibametro faz fiscalizações de cronotacógrafos em Jequié

Jequié
Foto: Ascom - Ibametro

A Agência Regional do Ibametro em Jequié realizou fiscalizações de cronotacógrafos, nos períodos de 29 a 31 de março e de 04 a 06 de abril, sob a coordenação do gestor da Agreg, Ladislau Bulhões, e apoio técnico do servidor Felipe Marçal.

A ação ocorreu na BR 116, em Poções, e no centro desta cidade, com o apoio importantíssimo da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar que deu todo o suporte para um excelente andamento dos trabalhos.

Ao todo, foram efetuadas 683 fiscalizações. Destes, 30 foram autuados, pois estavam com certificados vencidos.

O gestor da Regional, Ladislau Bulhões, informa que a fiscalização de cronotacógrafos está sendo intensificada em Jequié e região. “Aproveitamos a oportunidade também para fazer uma campanha educativa, ressaltando para a população sobre a importância de estar com o instrumento em dia, contribuindo para o aumento da segurança nas estradas e redução de acidentes”.

O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, destaca a importância social do serviço: "O cronotacógrafo é um instrumento fundamental para a perícia de acidentes de trânsito, funcionando como uma “caixa preta” na detecção de causas e apurando responsabilidades. Já está comprovado que os veículos de grande porte são os que mais estão ligados as estatísticas de acidentes com morte nas estradas do Brasil. Assim, a equipe de Jequié está de parabéns pela intensa fiscalização local, contribuindo para uma maior segurança nas vias públicas".

A confiabilidade deste instrumento de medição depende do trabalho contínuo do Ibametro, órgão delegado do Inmetro para o Estado da Bahia, responsável tanto pela fiscalização em campo, nas rodovias, quanto pela validação do equipamento após este passar por verificação metrológica para obtenção de certificado que atesta o seu bom funcionamento. O certificado tem a validade de dois anos.